quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jardim da Infância!

Hoje Maria Luísa terá seu último dia de Jardim da Infância e me pego naquele velho clichê de que o "tempo voa".
Ontem mesmo estava preparando toda a documentação para o primeiro dia de aula... Fazendo sua adaptação na primeira escolinha. Me pegava encantada quando ela chegava em casa contando novidades, cantando músicas e aprendendo coisas que não tinha aprendido comigo.

Pronta para ir pra escola!

Ricado, amiguinho de adaptação na primeira escola!


Lendo um texto postado ontem pela mãe de uma amiguinha da Lulu, também emocionada com esta etapa concluída na vida dos pequenos, imaginei o tanto de coisas que aprendemos nessa fase da infância e que formam conceitos básicos que nos acompanham por toda a vida.

Lembro da primeira vez em que Lulu foi mordida por um amigo... A sensação de impotência que toma conta dos pais é uma coisa sem tamanho... Também nós, nesse momento, somos apresentados ao fato de que não poderemos criá-los numa redoma... não poderemos evitar que a vida se encarregue de mostrar-lhes determinadas coisas. Eles precisam aprender a se defender, a correr riscos, a firmar seu espaço no grupo.

Meu carinho eterno à primeira professora da Lulu... Hozana... que foi o colo quentinho e o abraço carinhoso, quando minha pequena chorava e queria mamãe na hora de entrar. Com ela Lulu foi apresentada ao mundo mágico que existia fora da casinha dela, fora daquelas paredes onde reinava absoluta, ainda como filha única!


 Thomas e Sofia, parceirinhos!!!!

O quarteto reunido... Sofia, Steffano, Bernardo (o primeiro namorado) e Lulu!

Então, era chegada a hora... Lulu se despediu de seus amiguinhos rumo a uma nova escola. Mudamos de casa e consequentemente ela deixou sua escolinha na Urca, para encontrar um novo grupo de amigos, no nosso novo bairro.


A adaptação foi super rápida e Lulu se sentiu super integrada aos novos amigos. Vendo essas fotos me deparei com essa oficina de culinária, Lulu logo ao lado daquela que se tornaria sua melhor amiga de todos os tempos, parceirinha de bagunças, conversas de menina e muita diversão - Luísa Lopes!



Sem dúvida foi na escola que minha filha aprendeu o valor das amizades! Conheceu o carinho, o valor da boa gargalhada com os amigos, o ciúme... enfim, todos os elementos que a gente conhece quando se gosta de alguém!

 Davi (amiguinho desde a barriga), Carol e Lulu :) 

 Matheus e Lulu

 Lulu, Nicolle e Vitória

Nicolle, Carol, Lulu e Luísa Lopes

As princesas!

Enfim, hoje se encerra o jardim da infância... aliás, Lulu foi da última turma de Jardim 3, já que a partir do ano que vem as nomenclaturas serão alteradas. A mudança de escola e a entrada no primeiro ano marcarão o início de uma nova fase em sua vidinha!

Em 2011 Maria Luísa aprendeu a ler as primeiras palavras, adora escrever com letra cursiva, desenhar animais e ainda vive num conto de fadas. Aos poucos este conto de fadas vai se transformando em vida real... na medida em que as responsabilidades vão aumentando e nem tudo o que precisa ser feito, é feito apenas por prazer.
Que esta nova etapa não a faça perder a magia, o encantamento e a alegria de viver. Estaremos sempre ao seu lado nessa caminhada, compartilhando seus sonhos, ensinando os deveres (papai colabora com a matemática... rs) e fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para que seus dias continuem a ser coloridos, como seus desenhos prediletos.

Nossa mocinha já dá seus primeiros passos fora do ninho e como é difícil, porém importante, essa construção da individualidade, da personalidade. Difícil saber até que ponto aceitar as diferenças e até que ponto impor o que é certo. Muitos "nãos", muita disciplina e muitos beijinhos apertados pra compensar.

Filha querida, estaremos sempre juntos, nós quatro, pela vida inteira, apoiando suas escolhas e direcionando-a para o caminho do bem! A semente está plantada... esperamos que saiba cultivá-la e colher os frutos mais doces do mundo, do tamanho do nosso amor por você!

“Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.”

Gibran Khalil Gibran














3 comentários:

  1. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho lindo e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda!

    Ah,tem sorteio no Blog,participa? :)

    Beijinhos no core!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir